Bloqueio à distância garante agilidade ao bloqueio de cartão e evita que os usuários tenham que recorrer ao atendimento presencial.
A prefeitura de Sorocaba (SP) anunciou nesta terça-feira (19), que os usuários do transporte público do município não mais precisarão comparecer à Urbes – empresa que administra o trânsito e o transporte da cidade – para bloquear o cartão do transporte público em caso de perda, roubo ou extravio do plástico.
De acordo com a empresa que administra o transporte, o bloqueio do cartão poderá ser feito em menos de três minutos pelo telefone 118, basta que o titular do cartão entre em contato e confirme alguns dados para que o saldo do cartão seja bloqueado e, consequentemente, impeça a utilização indevida por terceiros.
Após o bloqueio o cidadão poderá comparecer a um posto de atendimento da Urbes nos terminais ou nas Casas do Cidadão para solicitar uma segunda via do plástico (cobrada).
COMO BLOQUEAR O CARTÃO DE TRANSPORTE DE SOROCABA
O bloqueio pode ser feito pessoalmente na Urbes ou então pelo telefone 118, basta teclar a opção 2 (Transporte), daí você será atendido por um funcionário da autarquia, devendo confirmar alguns dados por questão de segurança.
O bloqueio do cartão se dará imediatamente após a solicitação pelo telefone.
O serviço de bloqueio está disponível de segunda a sexta-feira, das 17h à 1h, e das 4h às 8h. Nos Sábados, Domingos e Feriados o atendimento é das 4h à 1h.
Infelizmente o bloqueio do cartão ainda não está disponível pela internet, mas a tendência é que, em breve, seja possível bloquear ou desbloquear o cartão de transporte por meio do aplicativo da Urbes.
Para ter acesso ao saldo remanescente de passagens do cartão o usuário terá que solicitar uma segunda via do cartão ComVocê em qualquer terminal urbano. Como o saldo do cartão é vinculado pelo CPF (Cadastro de Pessoa Física), o saldo é automaticamente migrado quando o usuário solicita uma segunda via.
Importante notar que o bloqueio apenas anula gastos a partir da comunicação; caso o cartão de transporte já tenha sido utilizado indevidamente antes do bloqueio o valor gasto indevidamente não é reembolsado pela autarquia.
Deixe uma resposta