O serviço é administrado pelo Instituto São Paulo Contra a Violência (SPCV) em parceria com a Secretária de Segurança Pública (SSP) do Estado de São Paulo e funciona todos os dias, durante 24 horas.
O serviço garante o sigilo e o anonimato das informações prestadas, mas é preciso também garantir que o computador que você utiliza para fazer a denúncia é seguro. Por exemplo, não é recomendada a utilização de computadores ou notebooks compartilhados como o de uma Lan House, isso porque outra pessoa tem acesso à máquina, o que pode comprometer as suas informações caso o modo de navegação utilizado não seja anônimo. Então quando for registrar uma denúncia pelo Web Denúncia, utilize apenas computadores pessoais, a SSPSP garante que você não será identificado pelo Instituto São Paulo Contra a Violência (administrador do serviço) durante o registro das informações.
A vantagem de se denunciar pela internet, é que além da agilidade, o usuário ainda pode anexar imagens, documentos, fotos e vídeos se quiser. Dessa forma ele tem ferramentas adicionais para ajudar no trabalho de investigação da polícia.
Ao denuncia via internet o denunciante anônimo receberá uma chave (numeração), com ela será possível consultar o andamento da denúncia realizada e acrescentar informações que julgue necessário. A chave também é fornecida quando o usuário realiza a denúncia por meio do telefone. Tal numeração tem apenas o objetivo de permitir o acompanhamento das informações pelo denunciante.
Como denunciar – A denúncia pode ser feita por meio do site webdenuncia.org.br ou pelo telefone 181. O site na internet é acessível tanto para computadores, quanto para dispositivos móveis (tablets e celulares), tal serviço está disponível todos os dias, inclusive domingos e feriados, durante 24 horas.
Caso tenha alguma informação relevante, contribua denunciando por meio do Web Denúncia ou Disque Denúncia.
Deixe uma resposta