O prêmio foi entregue nesta terça-feira em uma cerimônia no Palácio dos Bandeirantes em São Paulo, contou com a presença do governador Geraldo Alckmin. A cidade também recebeu o “Prêmio Franco Montoro” por ter sido a melhor classificada no comitê da bacia hidrográfica do Rio Sorocaba e do Médio Tiête.
Dos 489 municípios paulistas que participaram, 67 conseguiram o selo ambiental Verde e Azul. Para conseguir a certificação é necessário ter no mínimo oitenta pontos.
Esgoto 100% tratado
Esse ano Sorocaba também foi eleita uma das cinco melhores cidades em saneamento básico do país segundo ranking do Instituto Trata Brasil divulgado pelo Ministério das Cidades por meio do SNIS (Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento). O município conta hoje com 96% do esgoto tratado e muito em breve vai ter 100% do esgoto tratado. Segundo o prefeito Antonio Carlos Pannunzio até o final de 2014 todo esgoto será tratado.
“Para este ano não foi possível concluir 100% do esgoto tratado por conta da paralisação das obras da ETE de Aparecidinha e da construção do emissário do rio Pirajibu, mas isso deve ser resolvido, é uma pendência judicial. Até o final do ano que vem nós certamente teremos 100% do esgoto tratado, isso vai melhorar ainda mais a nossa nota”, afirmou o prefeito Antonio Carlos Pannunzio.
Sorocaba tem feito nos últimos anos um esforço muito grande na área ambiental para o crescimento sustentável. “A própria criação da Secretaria do Meio Ambiente já foi um progresso enorme e a secretária Jussara conseguiu reunir uma equipe primorosa”, destacou o prefeito.
Deixe uma resposta