Prefeitura já doou 7 terrenos para a construção dos empreendimentos populares. Número de apartamentos pode chegar a 2 mil.
Nesta terça-feira (02), a Prefeitura Municipal de Sorocaba lançou o novo programa habitacional “Casa Nova Sorocaba”, a inscrição poderá ser feita online já a partir de amanhã (03). De acordo com o prefeito Rodrigo Manga, a previsão é de que sejam beneficiadas cerca de 14 mil pessoas com os apartamentos do programa de habitação popular.
Manga citou que o Casa Nova Sorocaba será o maior programa habitacional da história do município.
A previsão é que de que em até 3 meses seja lançado os editais que definirão quais serão as construtoras responsáveis por cada empreendimento. O chamamento público deve ser divulgado até maio de 2021; a partir da escolha das construtoras elas terão um prazo de até 3 anos, dependendo do empreendimento, para finalizar a construção.
Para 2021 ainda há a previsão de lançamento de outros empreendimentos habitacionais que, segundo a prefeitura, totalizarão cerca de 40 conjuntos habitacionais. Ainda no primeiro semestre de 2021 serão anunciados a construção de empreendimentos no Centro, Zona Leste e Oeste do município.
A prestação dos imóveis dependerá da renda de cada família. Quanto menor a renda familiar bruta, menor será o valor da prestação, que poderá ser a partir de R$ 30 por mês. Para famílias sem renda ou que moram em área de risco 100% do valor do apartamento poderá ser subsidiado pelo governo, assim, a casa e/ou apartamento pode sair de graça.
Para que as moradias sejam viabilizadas, a prefeitura de Sorocaba destinou sete áreas públicas para que os imóveis sejam construídos em parcerias com construtoras. Nesta primeira fase do programa todas as moradias serão construídas na Zona Norte de Sorocaba, tal como descrevemos abaixo:
- Avenida Ipanema – Jardim Botucatu – terreno com área de 10.063,91 metros quadrados;
- Avenida Antônio Soares Aguiar – Jardim Dinorá Rosa – terreno com área de 16.490,83 metros quadrados;
- Rua Izidro Roque da Silva Telo – São Bento – terreno com área de 11.110 metros quadrados;
- Rua Antônio Scudeler Sobrinho – Jardim São Camilo – terreno com área de 5.988,07 metros quadrados;
- Rua Sinhorinha Antunes Martins – Jd. Santa Catarina – terreno com área de 19.964,04 metros quadrados;
- Rua Diniz Góes da Silva – Jardim Imperatriz – terreno com área de 12.500 metros quadrados;
A somatória dos terrenos que serão doados pela prefeitura para a construção das moradias chega a mais de 86 mil metros quadrados.
Os sete terrenos serão doados para a iniciativa privada para que seja viabilizado a construção dos sete conjuntos habitacionais que, obrigatoriamente, deverão ser destinados a pessoas de baixa renda que morem de aluguel, em vulnerabilidade social ou que morem em áreas de risco.
Por enquanto não há uma previsão de quando as primeiras moradias serão entregues.
Diferentemente de programas habitacionais como CDHU, Minha Casa Minha Vida, dentre outros, o Casa Nova Sorocaba possui um padrão mais elevado de construção, em alguns empreendimentos haverá inclusive piscinas, área de lazer, salão de festas e elevadores nas torres com mais de três andares.
Para participar do programa habitacional basta ter renda familiar bruta de até 6 (seis) salários-mínimos. Além disso, nenhum membro do núcleo familiar pode ter um imóvel próprio.
Além de pessoas em vulnerabilidade social, as pessoas que moram de aluguel ou “de favor” também fazem parte do público-alvo desse novo programa habitacional que contará com subsídio do Município, Estado e União.
COMO FAZER O CADASTRO PELA INTERNET NO CASA NOVA SOROCABA
O cadastro já pode ser feito através do site habitacao.sorocaba.sp.gov.br. Caso o munícipe já tenha feito o cadastralmente anteriormente, as informações serão recuperadas, bastando que a pessoa atualize o cadastro no ato da inscrição para que ele continue válida.
Note que quem fez o cadastro anteriormente precisa atualizar o confirmar os dados através do novo cadastro para que a participação continue válida, visto que os cadastros desatualizados não serão considerados no sorteio das habitações.
Além do cadastro pela internet, em meados de fevereiro será liberado o cadastro presencial nas Casas do Cidadão. Vale notar, no entanto, que o cadastro presencial ainda não está disponível, ele será amplamente divulgado quando for iniciado.
A recomendação é para que os sorocabanos optem pelo cadastro através da internet para reduzir a necessidade de contato físico.
Não há motivo para pressa na realização do cadastro. De acordo com a Sehab (Secretaria de Habitação de Sorocaba), o cadastro no programa Casa Nova Sorocaba estará disponível para a população pelo menos até meados de julho de 2021.
As famílias com maior renda terão o imóvel popular financiado diretamente com o banco no qual a construtora possui parceria. Já as famílias de baixa renda terão até 100% do valor do imóvel subsidiado pelo governo.
Além da construção de novas moradias (cerca de 2 mil apartamentos), a prefeitura de Sorocaba também possui um trabalho de regularização fundiária – o Casa Digna – que está promovendo a regularização de imóveis em situação irregular junto ao município.
Quem estiver com dúvidas ou quiser mais informações sobre o programa pode ligar para o telefone (15) 3212-7287 – disponível de segunda a sexta-feira das 8h às 17h – ou então mandar e-mail para a Secretaria de Habitação [email protected].
Deixe uma resposta